Descubra mais sobre o lagostim e saiba quais são suas características e vantagens
Quem deseja saborear o melhor da culinária à base de frutos do mar com certeza já escutou sobre o lagostim, um crustáceo bastante requisitado nesse tipo de gastronomia. Contudo, apesar da popularidade, muitas pessoas não sabem o que é lagostim e quais seus benefícios à saúde.
Pensando nisso, no artigo de hoje falaremos mais sobre o lagostim, dissecando suas principais características e benefícios ao consumi-lo. Ficou curioso? Então, confira agora tudo sobre esse crustáceo!
Afinal, o que é um lagostim?
Basicamente, podemos dizer que o lagostim é o nome das espécies menores de crustáceos da subordem Astacidea. Também se usa este nome para os camarões de grandes dimensões.
Trata-se, portanto, da designação vulgar de várias espécies de crustáceos decápodes, semelhantes à lagosta, porém com tamanho inferior.
Entre as espécies marinhas que ocorrem na costa brasileira com o nome de lagostim, encontram-se algumas da família Nephropidae, como Metanephrops rubellus.
Qual a diferença entre o lagostim e a lagosta?
Apesar de tanto o lagostim como a lagosta terem garras, caudas segmentadas, dez pernas e antenas longas, os dois crustáceos se diferem em tamanho, habitat e aparência, tornando-se, assim, mais fácil distinguir um do outro.
Ao verificar a salinidade da água em que o animal vive, fica fácil descobrir qual é qual. Afinal, as lagostas vivem em ambientes marinhos, enquanto o lagostim prospera em água doce.

Além disso, os lagostins vivem perto de bancos de rio ou à beira de lagos, onde podem construir montes de lama para viver durante a seca. Lagostas, em contrapartida, geralmente vivem em águas mais profundas, e não perto de costas.
O tamanho é outro fator que torna fácil distinguir os animais. Isso porque as medidas médias dos lagostins são de 15 ou 17 cm de comprimento, enquanto as lagostas regularmente chegam a bem mais de 30 cm de comprimento.
Quanto às diferenças no paladar, tenha em mente que o sabor da lagosta é ligeiramente marinho, quase doce, se bem preparado. Os lagostins, por sua vez, têm um sabor de fruto do mar, ao contrário da lagosta, que é suave.
Tendo tudo isso em mente, com certeza você já está preparado para diferenciar o lagostim da lagosta.
Benefícios do consumo de lagostins e lagostas
Tanto a lagosta como o lagostim são ricas fontes de vitaminas do complexo B, importantes para a saúde do sistema nervoso.
Além disso, esses crustáceos são ricos em proteína, favorecendo, assim, o ganho de massa magra.
Por fim, o lagostim e a lagosta são fonte de ômega 3, que ajuda a diminuir o colesterol ruim e prevenir uma série de doenças.
Gostou do artigo sobre o que é lagostim e quais suas características e benefícios? Então, acompanhe o blog da Marettimo para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!