Conheça agora quais são os tipos de molho mais sofisticados e saborosos da gastronomia mundial
Os molhos são fundamentais para agregar sabor aos mais diferentes pratos, dos mais simples aos mais elaborados. Tenha em mente que o molho pode ser adicionado aos mais diversos alimentos, como carnes, peixes e massas, por exemplo.
Atualmente, há uma grande quantidade de tipos de molhos, cada um com suas características e sabores.
Então, que tal conhecer mais sobre os tipos de molhos que encontramos na gastronomia? Confira!
Tipos de molho na gastronomia
Molho Roquefort
O molho Roquefort é feito de um queijo homônimo, sendo comumente utilizado em diversas receitas.

Saiba que o roquefort é um tipo de queijo azul feito a partir de leite de ovelha e é conhecido por sua textura cremosa e sabor forte e picante. É originário da região de Roquefort, na França, e é considerado um dos queijos mais antigos do mundo.
Então, em suma, saiba que o molho Roquefort é feito com esse queijo e pode ser usado para adicionar um sabor único a diversos pratos, como saladas, massas e carnes.
Molho de ervas
O molho de ervas é um dos tipos de molhos mais diferentes, sobretudo por ter um sabor mais leve e natural.
Tenha em mente que o molho de ervas consiste em uma mistura de ervas frescas ou secas, temperos e outros ingredientes, como azeite, vinagre ou creme de leite, que é usado como um condimento para adicionar sabor a uma variedade de pratos, como saladas, carnes, peixes e legumes.
Existem muitos tipos diferentes de molhos de ervas, como molho basílico, molho italiano, molho de salsa, entre outros, e cada um pode ter sua própria combinação única de ervas e temperos.
Molho madeira
O molho madeira é invenção dos britânicos que visitavam a Ilha da Madeira e apreciavam o vinho local. Naturalmente, com o tempo passaram a incorporá-lo em sua culinária.
Como característica, o molho madeira é um tipo de molho de carne escuro e espesso que é feito com vinho Madeira, caldo de carne, cebola, alho, cogumelos e outros temperos.
É frequentemente usado para acompanhar carnes vermelhas, como bife ou cordeiro, e é conhecido por seu sabor rico e suave, com notas de vinho e um toque adocicado.
O nome “Molho Madeira” provavelmente vem do fato de que o vinho Madeira é um ingrediente-chave na receita, e é um complemento popular para pratos de cozinha francesa e clássica.
Molho vermelho
“Molho vermelho” pode se referir a mais de um tipo de molho, mas, via de regra, é usado para descrever um molho à base de tomate e especiarias, como pimenta e alho, com uma cor vermelha intensa. É comumente usado em culinária italiana para temperar massas e outros pratos.
O molho vermelho serve como base também para outros molhos famosos, como o molho bolonhesa.
Molho bechamel
O molho bechamel, do francês béchamel, é um molho que se obtém cozinhando farinha de trigo (ou amido de milho) em manteiga e depois diluindo essa mistura com leite até ficar com uma coloração marfim, aparência de creme e sabor sem gosto de farinha crua.
Clássico da culinária francesa, o molho bechamel, vale dizer, nada mais é do que um molho branco feito com leite e engrossado com farinha e manteiga.
Agora você conhece os principais e mais sofiticados molhos
Agora que conhece melhor quais são os principais tipos de molho na gastronomia, fica mais fácil experimentar pratos à base deles.
Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog do Marettimo para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!