Fique por dentro das vantagens ao consumir lagosta e conheça alguns dos melhores pratos
Os frutos do mar são alimentos extremamente saborosos, capazes de oferecer uma série de vantagens à saúde humana ao serem ingeridos. Visando estimular, portanto, o consumo desse tipo de alimento, a Marettimo elaborou um guia exclusivo, e no artigo de hoje falaremos sobre a lagosta e seus principais benefícios.
A lagosta é um crustáceo conhecido por ter uma carne refinada e saborosa, ao mesmo tempo que carrega consigo inúmeras substâncias benéficas, tais como vitaminas, minerais, ácidos graxos e muito mais.
Confira, então, o porquê da lagosta ser um alimento tão benéfico à saúde.
A lagosta é um animal rico em vitaminas
A lagosta está entre os frutos do mar com maior concentração de vitaminas do complexo B – vitaminas B3 (niacina), B6 (piridoxina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina).

Em suma, esse grupo de vitaminas é responsável por regular a produção de energia no organismo, bem como manter a saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e até mesmo do intestino.
Além de tudo isso, as vitaminas do complexo B ajudam a prevenir a anemia e fortalecer o sistema imunológico.
Por fim, é sempre importante destacar que essas vitaminas também são antioxidantes fortes, que ajudam a combater o envelhecimento e a degradação das células (que ocasionam o câncer, por exemplo).
Rica fonte de sais minerais
A lagosta é um animal conhecido por ser uma rica fonte de sais minerais (iodo, potássio, magnésio, fósforo e zinco), que são substâncias que compõem boa parte do tecido corporal do ser humano.
Basicamente, esses sais ajudam a manter a saúde da estrutura óssea, dos músculos, do sistema imunológico e nervoso, assim como são capazes de auxiliar no controle da glicemia.
O iodo, por exemplo, é um dos sais minerais encontrados na lagosta, cujo benefício é auxiliar a proteger a glândula tireóide, regular o metabolismo, evitar a queda dos cabelos e atuar no funcionamento do sistema nervoso.
A lagosta é uma grande fonte de proteína
A lagosta é um dos frutos do mar com maior fonte de proteína. Como resultado, tornou-se um alimento muito indicado para quem deseja ganhar massa muscular (massa magra), à medida que possui também poucas calorias.
Ou seja, como característica nutricional, esse crustáceo é pouco calórico e riquíssimo em proteínas benéficas à saúde humana, um combo perfeito.
Uma boa dica é ingerir a lagosta pelo menos uma vez por semana.
Receitas com lagosta
Agora que conhece alguns dos principais benefícios da lagosta, chegou o momento mais saboroso deste guia: conhecer algumas das melhores receitas com esse crustáceo.
Lagosta ao Thermidor
Esta é uma das receitas mais conhecidas em todo o mundo, principalmente porque é saborosa e sofisticada na medida certa.
A lagosta ao Thermidor é feita com o crustáceo ao creme de leite, cenoura, cebola, conhaque e queijo acompanhado de arroz branco.
Moqueca de lagosta
A moqueca é um dos pratos mais populares do Brasil. Naturalmente, prepará-lo com a lagosta uniu o útil ao agradável.
Esse prato é servido com lagosta ao molho de pimentão, leite de coco, tomate e cebola. Além disso, acompanha pirão e farofa de dendê.
Salada de lagosta e camarão
Para quem deseja experimentar um prato leve e saudável, sem dúvida a salada de lagosta e camarão é um prato excelente para qualquer ocasião.
Este prato é servido com lagostas e camarões ao dente, no molho de mostarda e também vinagrete.