Saiba mais sobre os mariscos, o que são, qual grupo pertencem e quais são os tipos mais comuns
O fruto do mar faz parte de um grupo de alimentos que caiu no gosto popular, tornando-se a cada dia mais indispensável na dieta das pessoas. Contudo, à medida que os frutos do mar são mais consumidos, algumas dúvidas vêm à tona. Por isso, no artigo de hoje, falaremos quais são os tipos de mariscos e abordaremos inúmeras outras questões relacionadas.
De antemão, saiba que os mariscos são um dos frutos do mar mais consumidos no dia a dia, comum em diferentes receitas.
Por isso, naturalmente algumas perguntas podem surgir, como quais são os tipos de mariscos. Mas, antes de respondê-la, que tal conhecermos mais sobre os mariscos e descobrir qual o grupo de frutos do mar que eles pertencem?
O que são mariscos?
Basicamente, podemos dizer que os mariscos são animais de corpo mole que, via de regra, são cobertos por uma concha protetora.
Além disso, é sempre importante ressaltar que os mariscos vivem no fundo dos oceanos, mares, lagos e cursos de água em diferentes partes do mundo. Sua alimentação consiste em minúsculos vegetais e animais aquáticos que constituem o plâncton.
Quanto aos benefícios à saúde, o consumo de mariscos, assim como outros frutos do mar, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, contribui para a redução dos níveis de colesterol, previne contra a demência, evita o diabetes, diminui as chances de depressão, ajuda na formação dos músculos e protege contra doenças no coração.
Qual grupo de frutos do mar pertencem os mariscos?
Os mariscos fazem parte dos moluscos, nome dado aos animais invertebrados do filo Mollusca, que vivem em água doce ou em superfícies terrestres (úmidas).
Como característica, os moluscos são animais com forma mole e que, geralmente, possuem uma espécie de concha, cujo objetivo é protegê-los e evitar sua desidratação.
Além dos mariscos, outros moluscos muito comuns na culinária à base de frutos do mar são:
- Ostras;
- Caramujos;
- Lesmas;
- Caracóis;
- Lulas (concha interna);
- Polvos (não possui concha).
Na alimentação humana, os moluscos são destacados na culinária por serem grandes fontes de proteínas e por terem pouca gordura, explicando seu consumo em dietas mais restritivas e menos gordurosas.
Quais são os tipos de mariscos?
Os mariscos são espécies comestíveis de invertebrados marinhos cobertos por um exoesqueleto. Por isso, entre os tipos de mariscos mais comuns, podemos incluir bivalves, crustáceos e equinodermos.
Além disso, considera-se comumente como tipos de mariscos espécies como vieiras e mexilhões.
Ou seja, além de ser considerado uma espécie específica, os mariscos são associados também a outros animais, sobretudo pela semelhança em sua estrutura e características.
Mariscos: uma espécie comum em receitas com frutos do mar
Agora que você conhece mais sobre os mariscos, sem dúvida fica mais fácil entender o porquê seu uso na culinária à base de frutos do mar é tão recorrente.
Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Marettimo para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!