Guia frutos do mar: conheça mais sobre o camarão

Guia frutos do mar: conheça mais sobre o camarão

Entenda quais os benefícios do consumo do camarão; conheça alguns pratos à base desse crustáceo

Quando falamos em frutos do mar, inúmeras pessoas pensam em um pequeno e popular crustáceo: o camarão. 

Sem dúvida alguma os camarões são animais extremamente populares na culinária mundial, sendo considerados iguarias saborosas e extremamente leves para consumo. Por isso, tendo em vista a popularidade do crustáceo, no guia frutos do mar de hoje falaremos mais sobre o camarão, seus benefícios e quais receitas você deve experimentar.

Camarão: benefícios à saúde

O camarão é um animal que, apesar de pequeno, oferece uma série de benefícios importantes à saúde do ser humano. 

Guia frutos do mar: conheça mais sobre o camarão

O primeiro benefício está atrelado às articulações. Isso porque as propriedades do camarão ajudam no combate à artrite e à artrose, sobretudo por conta da presença da glicosamina. 

Essa substância é extremamente eficaz na redução da velocidade do processo de desgaste das articulações, o que naturalmente melhora a qualidade de vida das pessoas com artrose e outras doenças relacionadas.

Outro benefício associado ao camarão é a presença de proteínas de alto valor biológico, que são responsáveis por oferecer todos os aminoácidos que o corpo demanda. 

Por conta disso, o camarão pode facilmente substituir a carne vermelha, uma vez que oferece os aminoácidos necessários e, ao mesmo tempo, é mais leve e menos calórica.

Mais vantagens do consumo do camarão

Os benefícios do camarão não param por aí, pois esses crustáceos são ricos em vitaminas do complexo B (que atuam no metabolismo), vitamina D e vitamina E, que ajudam na prevenção de doenças neurológicas.

Além disso, o camarão é um alimento rico em ômega-3, conhecido como ácidos graxos, que são responsáveis por reduzir o risco de problemas cardiovasculares, uma vez que diminuem o colesterol no sangue. 

O Ômega-3 ainda é capaz de evitar a formação de coágulos sanguíneos, impedir o desenvolvimento da artrite reumatóide e retardar o crescimento de tumores cancerígenos.

Receitas com camarão que você precisa experimentar

O camarão é um alimento conhecido na gastronomia por ser extremamente versátil. Ou seja, é possível realizar uma série de receitas com esse pequeno crustáceo. 

Pode-se, por exemplo, utilizar o camarão para receitas mais simples, como pastéis de camarão e saladas.

Outra opção é consumir camarão em porções, uma excelente opção para ambientes mais descontraídos, com várias pessoas juntas, como em festas, almoços em família, na praia, em sítios e muito mais. 

E não para por aí, já que o camarão pode ser utilizado em receitas mais sofisticadas e elegantes.

Podemos destacar o camarão na champagne com arroz de maçã, um prato saboroso e elegante. Essa receita é servida com camarão ao molho a base de alho, cebola, creme de leite, caldo de peixe e champagne. Acompanha, ainda, de arroz de maçã.

Outra receita popular é o famoso camarão à parmegiana, feito com camarões empanados cobertos de queijo e molho de tomate, acompanhados de arroz e fritas.

Além de ser usado como prato principal, o camarão é muito comum em outras receitas, onde sua presença se junta a de outros frutos do mar, como é o caso do risoto de funghi e camarão, do arroz de frutos do mar, pda aella, da moquecas, entre outros pratos. 

Camarão: consuma mais!

Agora que conhece mais sobre o camarão, experimente algumas das receitas citadas ao longo do artigo e sinta o sabor de um dos crustáceos mais populares da culinária mundial. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Marettimo para ler mais conteúdo como esse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *