Mitos e verdades sobre frutos do mar

mitos e verdades sobre frutos do mar

Extremamente nutritivos e apetitosos, os frutos do mar contam com uma variedade de sabores e nutrientes. Porém, ainda existe muita desinformação sobre o real benefício que esse tipo de alimento tem na vida e na saúde das pessoas. Por isso, criamos uma lista de mitos e verdades sobre o consumo de frutos do mar. Vamos lá?

Os frutos do mar possuem calorias muito altas?

Ao se comparar com carnes vermelhas, os frutos do mar não representam nenhum perigo nesse aspecto. Quando cozidos ou até mesmo grelhados, eles têm menos da metade de calorias que um bife. 

Porém, em alimentos empanados ou fritos, é necessário tomar cuidado, pois além de serem mais calóricos que o normal, possuem gorduras que o nosso corpo não precisa. Como esse tipo de alimento é uma opção para quem procura por alimentos mais saudáveis, o seu modo de preparo também deve seguir essa ideia.

Nem todos os peixes são ricos em nutrientes?

mitos e verdades sobre frutos do mar

Mito! Na verdade, TODOS os peixes são ricos em nutrientes. A OMS recomenda que que alimentos como peixes sejam consumidos de duas a quatro vezes por semana, por conta de seus benefícios à saúde. Peixes como salmão, atum e sardinha, são ricos ômega 3, enquanto frutos do mar como camarão e lula possuem zinco.

Gestantes e crianças podem consumir frutos do mar?

Na verdade, grávidas e crianças com até dois anos de idade podem consumir peixes, desde que eles sejam bem cozidos. Existem alguns perigos para essas pessoas ao consumir esse tipo de alimento de forma crua. 

Os peixes crus podem conter microorganismos que fazem mal à saúde, podendo causar indigestão e até mesmo inflamações estomacais. Como gestantes e crianças pequenas exigem cuidados maiores, o ideal seria não consumir esse alimento cru.

Agora que você conhece alguns dos principais mitos e verdades sobre o consumo de frutos do mar, que tal aproveitar o máximo da gastronomia marítima? A Marettimo proporciona uma excelente experiência para você quando o assunto é frutos do mar. Confira alguns de nossos pratos.

Espaguete Ao Frutos Do Mar

Espaguete com camarão, mexilhões, lula e polvo ao molho do chef.

Camarão À Marettimo

Camarão ao molho de creme de leite e curry, acompanhado de arroz de amêndoas.

Camarão Na Champagne Com Arroz De Maçã

Camarão ao molho a base de alho, cebola, creme de leite, caldo de peixe e champagne. Acompanhado de arroz de maçã.

Para ficar por dentro de mais dicas e novidades, confira nosso blog. Aqui você encontra dicas e novidades sobre tudo o que acontece na gastronomia marítima. Até a próxima!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *