Moqueca de peixe: conheça esse prato sem igual

moqueca de peixe

Muito saborosa e benéfica para a saúde, a moqueca de peixe certamente é um patrimônio gastronômico brasileiro. Conhecido pelo seu sabor único, o prato foi reconhecido pelo Ministério do Turismo, em 2013, como um dos pratos indispensáveis para turistas que vêm para o país. 

Nesse post, iremos falar mais sobre a história e a origem desse prato tão popular e requisitado em nossa culinária. Vamos lá?

Origem da moqueca de peixe

Sua origem é debate até hoje para os mais aficionados pela culinária marítima. Isso acontece porque existem duas versões para a sua criação, sendo uma na Bahia e outra no Espírito Santo.

Na Bahia, onde a sua popularidade é maior, foram adicionados temperos africanos como os populares ingredientes leite de coco e azeite de dendê, além dos pescados badejo, robalo, dourado e cação. 

moqueca de peixe

Já no Espírito Santo, a moqueca de peixe é um prato mais leve. Feito com tomate, óleo de urucum e peixes como filhote, camarão, jambu e tucupi. É perceptível traços mais lusitanos na composição do estilo capixaba. Além disso, a origem do prato, segundo os capixabas, é extremamente ligada aos índios da região, uma vez que o nome moqueca seria uma variação de termos em tupi “Moquém” e “Poqueca”.

Além disso, a utilização da panela de cerâmica também é oriunda do Espírito Santo. Ela é responsável por reter o calor, mantendo o caldo com a qualidade desejável. Além disso, a produção dessa panela segue o estilo indígena até os dias de hoje, sendo modeladas à mão, recebendo uma pintura de casca de mangue vermelho. 

Seja qual for a sua origem verdadeira, o que todos concordam é que a moqueca de peixe é um prato único e que, se preparado de forma correta, pode ser uma experiência gastronômica única. Por isso, o local ideal para você encontrar o melhor prato certamente é aqui na Marettimo.

A melhor moqueca de peixe é aqui na Marettimo, confira os pratos

Moqueca De Camarão

Moqueca de camarão na panela de barro, ao molho de pimentão, leite de coco, tomate e cebola. Acompanha pirão e farofa de dendê.

Moqueca De Peixe

Moqueca de peixe na panela de barro, ao molho de pimentão, leite de coco, tomate e cebola. Acompanha pirão e farofa de dendê.

Moqueca Mista

Moqueca com camarão, peixe, lula e mexilhões, ao molho de pimentão, leite de coco, tomate e cebola. Acompanha pirão e farofa de dendê.

Moqueca de Lagosta

Moqueca de lagosta ao molho de pimentão, leite de coco, tomate e cebola. Acompanha pirão e farofa de dendê.

Se quer ficar por dentro de novidades, dicas e até mesmo histórias sobre a culinária marítima, confira nosso blog. Aqui você ficará totalmente informado e por dentro de tudo. Até a próxima!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *