Dieta com frutos do mar: o que é e benefícios

Dieta com frutos do mar

Entenda mais sobre a dieta com frutos do mar e suas vantagens

Atualmente, com cada vez mais informações à disposição, as pessoas têm acesso a novos hábitos e estilos alimentares. Não demorou muito para que novas dietas ganhassem popularidade, como a dieta com frutos do mar

A curiosidade acerca desse tipo de dieta, sobretudo quem já gosta de frutos do mar, cresceu bastante. Portanto, tendo isso em mente, ao longo deste artigo falaremos mais sobre o que é esse tipo de dieta, onde surgiu e quais sãos seus benefícios. 

Afinal, o que é dieta com frutos do mar?

Desde já, saiba que a dieta com frutos do mar é conhecida também por dois outros nomes: dieta pescetariana e dieta mediterrânea.

Esse tipo dieta é muito buscada por pessoas que desejam reduzir o consumo de carne no dia a dia, porém sem deixar de aproveitar os nutrientes que os peixes oferecem. 

Além disso, essa dieta se caracteriza pela grande variedade de alimentos à base de plantas, como frutas, verduras, legumes, grãos e nozes. A outra parte dessa dieta consiste no consumo de além peixes e frutos do mar.

Para as pessoas que querem seguir à risca a dieta com frutos do mar, tenha em mente que são “permitidos” os seguintes alimentos:

  • Frutos do mar;
  • Frutas e vegetais;
  • Grãos;
  • Sementes;
  • Oleaginosas;
  • Leguminosas;
  • Leites, ovos e derivados (opcionais). 

Por ser uma dieta feita também por pessoas que desejam adotar um hábito alimentar semi-vegetariano, não é possível ingerir carne vermelha  e outros tipos de animais, como aves, porco e peru.

Benefícios da dieta com frutos do mar

A pergunta recorrente “ por que devo fazer a dieta com frutos do mar” é sempre muito importante para entender os benefícios que esse estilo alimentar oferece.

Tenha em mente que a dieta com frutos do mar é uma alternativa para quem deseja um hábito alimentar mais próximo do vegetariano. 

O grande benefício dessa dieta é que oferece uma rica fonte de vitamina B12, pouco encontrada na dieta vegana ou vegetariana, já que sua origem é animal. 

Dieta com frutos do mar: o que é e benefícios

Inclusive, sempre bom ressaltar que essa vitamina ajuda a manter o metabolismo do sistema nervoso e as células vermelhas do sangue saudáveis, ao mesmo tempo em que ajuda também a reduzir o risco de danos no DNA e mantém os músculos mais fortes e com bom desenvolvimento. Por fim, esse nutriente ainda previne a anemia perniciosa.

Outra vantagem da dieta pescetariana ou dieta mediterrânea é que supre perfeitamente a falta de proteínas e aminoácidos, bem como a deficiência de ferro, problemas muito comuns em dietas vegetarianas. 

Agora, falando mais sobre a dieta de frutos do mar em si, saiba que o consumo de peixe oferece inúmeros benefícios para as pessoas que adotarem esse novo hábito alimentar. 

Entre as principais vantagens, podemos destacar a grande fonte de proteínas, a prevenção de doenças cardiovasculares, a melhora na memória (ajuda a prevenir Alzheimer), alívio dos sintomas de artrite e o fornecimento de vitamina D.

Já o ômega 3 encontrado nos frutos do mar ajuda a melhorar os níveis de colesterol no sangue. Além disso, fortalece o sistema imunológico e ajuda na manutenção da testosterona.

Dieta com frutos do mar: uma alternativa cada vez mais popular

Portanto, se você busca por dietas saudáveis, a dieta com frutos do mar é uma excelente opção para quem não deseja adotar no momento a rotina alimentar vegana ou vegetariana. 

Então, aproveite os benefícios que esse tipo de alimentação oferece e viva melhor. Para ler mais artigos como este, acompanhe o blog da Marettimo. Até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *