Conheça três dos mais saborosos tipos de moqueca; fique por dentro da origem desse tipo de prato
Entre os pratos tipicamente brasileiros, a moqueca se destaca na gastronomia do país pelo seu sabor e também pelas diferentes maneiras como é preparada.
Para as pessoas que ainda não conhecem a moqueca, trata-se de um cozido, geralmente à base de peixe, típico da culinária brasileira.
No Brasil, a moqueca é muito comum no norte e nordeste (principalmente na Bahia, Pará, Amazonas, Pernambuco e Ceará), com algumas variações regionais quanto ao modo de preparo e ingredientes.
Contudo, via de regra a moqueca pode ser preparada com peixe, frutos do mar (mariscos, crustáceos), galinha ou ovos.
Origem da moqueca no Brasil
Primeiramente, não existe, atualmente, uma definição sobre a origem exata da moqueca. Para muitos historiadores, a moqueca tem relação com a peixada trazida pelos portugueses, com uma mistura de ingredientes acrescentados pelos africanos no país à época.
Entretanto, vale ressaltar que os indígenas tinham no peixe um alimento fundamental no dia a dia, bem como a farinha de mandioca. Essa junção entre o peixe e a farinha, para muitos, pode ter sido base para o surgimento da moqueca brasileira.
Tipos de moqueca para experimentar
Atualmente, podemos encontrar na gastronomia uma série de diferentes tipos de moqueca, desde a tradicional feita à base de peixe, até as receitas mais incomuns.
Então, conheça agora algumas das moquecas que você precisa experimentar (em casa ou em restaurantes).
Moqueca de camarão
O camarão é o ingrediente ideal para os amantes de frutos do mar. Nesse caso, aliar a moqueca a um dos crustáceos mais saborosos com certeza é a combinação perfeita para criar uma receita única e saborosa.
Geralmente, a moqueca de camarão é servida ao molho de pimentão, leite de coco, tomate e cebola. Acompanha também pirão e farofa de dendê.
Importante dizer que a panela de barro é também parte da identidade gastronômica desse prato típico. Afinal, trata-se de uma técnica cerâmica reconhecida por estudos arqueológicos como legado cultural da tradição tupi-guarani.
Por esse motivo, normalmente as moquecas são sempre servidas em panelas de barro, de modo a respeitar a origem do prato.
Moqueca de peixe
A tradicionalíssima moqueca de peixe é um dos pratos mais conhecido da culinária brasileira.
Normalmente, a moqueca de peixe é servida, claro, na panela de barro, ao molho de pimentão, leite de coco, tomate e cebola. Também acompanha pirão e farofa de dendê.
Moqueca de lagosta
Assim como a moqueca de camarão, a moqueca de lagosta é uma excelente opção para quem gosta de frutos do mar e busca por pratos novos e saborosos.
Em restaurantes especializados, a moqueca de lagosta é servida ao molho de pimentão, leite de coco, tomate e cebola, acompanhando pirão e farofa de dendê.
Tipos de moqueca: escolha a receita ideal!
Portanto, como podemos perceber, a moqueca é um prato tradicional em que os ingredientes principais mudam bastante (peixe, lagosta, camarão), mas mantendo uma base de ingredientes para que não se perca a essência da receita.
Portanto, a melhor dica é procurar um restaurante especializado, como a Marettimo, e experimentar a receita que mais deu água na boca.
Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Marettimo para mais dicas e curiosidades!