Receitas de risoto que você precisa experimentar

Receitas de risoto que você precisa experimentar

Confira algumas das receitas de risoto mais saborosas

A busca por novos e deliciosos pratos é sempre um momento especial. Entre as opções que você precisa experimentar, com certeza as receitas de risoto estão entre as alternativas mais saborosas. 

O risoto é um prato à base de arroz que pode ser feito de diferentes maneiras. Devido à versatilidade quanto ao preparo, listaremos ao longo deste artigo algumas das receitas de risoto mais deliciosas, ao passo que ajudaremos na escolha do prato certo. 

Origem do risoto

Antes de falarmos efetivamente sobre receitas de risoto, é muito importante falarmos também sobre o que é exatamente esse prato e qual sua origem. 

O risoto (risotto) é um prato tipicamente italiano em que o arroz é o ingrediente principal – não à toa, risoto é um termo que vem da palavra italiana riso, que significa arroz. 

A origem desse prato está ligada às regiões italianas de Lombardia e Piemonte. Devido ao sucesso da receita, naturalmente o risoto espalhou-se por toda a Itália e, posteriormente, ultrapassou as barreiras nacionais e alcançou o mundo todo. 

Melhores receitas de risoto

Como mencionamos, existem atualmente diferentes tipos de risotos. Isto é, não se trata de uma receita única e universal, pode-se brincar com os ingredientes, de modo a criar diferentes tipos de pratos para todos os gostos e paladares. 

Portanto, confira agora alguns dos pratos mais saborosos de risoto que você precisa experimentar. 

1) Risoto de legumes

Para quem gosta de legumes dos mais diversos tipos, esse tipo de risoto é uma ótima pedida. 

Em restaurantes, esse tipo de risoto é composto por arroz refogado com brócolis, cenoura, batata, abobrinha, manteiga, queijo parmesão e vinho branco.

2) Risoto de alho poró

Esse tipo de risoto é um prato suave e delicado, sendo considerado uma ótima opção como acompanhamento de qualquer tipo de carne, agradando facilmente todos os diferentes paladares.

De antemão, saiba que o risoto de alho poró é comumente servido com arroz refogado com alho poró, manteiga, queijo parmesão e vinho branco.

Receitas de risoto que você precisa experimentar

3) Risoto de funghi e camarão

O risoto de funghi e camarão é uma escolha excelente para quem deseja um prato que una a gastronomia italiana à paixão por frutos do mar. 

Servido com arroz refogado com funghi e camarões grelhados, esse risoto está entre as receitas mais populares – e também mais deliciosas. 

4) Arroz de frutos do mar

Os pratos à base de arroz são muito similares ao tradicional risoto e, inclusive, fazem tanto sucesso quanto. 

Nesta receita, o arroz é cozido com molho de tomate, caldo de peixe e vinho branco, levando polvo, lula, camarão e também mexilhão. 

Para as pessoas que adoram frutos do mar, com certeza essa receita de risoto é uma pedida ótima.

5) Arroz de pato

Sem dúvida o arroz de pato é um dos pratos mais saborosos que você pode experimentar. Trata-se de uma receita leve e com um sabor marcante. 

Nos restaurantes, essa receita é servida com arroz de pato desfiado ao vinho branco e parmesão.

Receitas de risoto: escolha um prato e experimente!

Por fim, agora que conhece alguns dos mais saboroso tipos de risotos, escolha uma receita e experimente. Saiba que na Marettimo você pode pedir todos os pratos listados ao longo deste artigo.

Então, gostou do artigo? Quer conhecer mais receitas saborosas? Acompanhe nosso blog para mais conteúdo como este. Até a próxima!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *