Comidas de praia: receitas que remetem ao clima praiano

Comidas de praia: receitas que remetem ao clima praiano

Conheça as melhores comidas de praia para pedir em restaurantes

A praia é um ambiente que boa parte dos brasileiros adoram. Por exemplo, descer a serra é um hábito recorrente da população, principalmente durante os feriados. Contudo, o clima praiano não está restrito somente à areia e ao mar. A culinária é, também, uma forma de expressar o amor pelo clima praiano. Por isso, visando aguçar essa paixão, listaremos ao longo deste artigos algumas das melhores comidas de praia. 

O objetivo é ajudá-los a sentir o “gosto” da praia através de receitas e pratos típicos, sobretudo os frutos do mar. 

Afinal, pensar em praia e não pensar em frutos do mar seria um grande erro, principalmente por ambos estarem ligados diretamente um ao outro. 

Então, sem mais delongas, vamos conhecer algumas comidas de praia mais populares e saborosas para você pedir. 

Camarão

Sem dúvida o camarão é uma das comidas de praia que primeiro vem à mente, não é mesmo? 

O camarão é um alimento popular nas praias brasileiras, sendo considerado um petisco extremamente saboroso. Não à toa é tido como uma comida que remete, e muito, ao clima praiano.

Saiba, então, que existem diferentes pratos à base de camarão que você pode experimentar para lembrar do ambiente das praias, desde receitas mais simples até as mais requintadas. 

Comidas de praia: receitas que remetem ao clima praiano

Uma das opções mais populares é o pastel de camarão, que por ser uma prato simples, pode ser consumido em diversas ocasiões, como entrada em um restaurante até como petisco. 

Caso queira pratos mais bem elaborados para remeter ao ambiente da praia, a paella é com certeza uma ótima opção. A grande vantagem desse tipo de prato é que, além de levar camarão, sua receita possui outros tipos de frutos do mar, como mexilhões, lula e polvo, por exemplo.

Por esse motivo, a paella é uma ótima alternativa para quem busca comidas de praia saborosas. 

Caso queira outras opções de pratos com camarão, recomendamos também o camarão à parmegiana (camarões empanados cobertos de queijo e molho de tomate, acompanhados de arroz e fritas) e o camarão na champagne com arroz de maçã (camarão ao molho à base de alho, cebola, creme de leite, caldo de peixe e champagne, acompanhado de arroz de maçã).

Lagosta

A lagosta é um crustáceo muito popular na culinária praiana, por isso é reconhecidamente uma comida ideal para quem deseja um prato que remeta ao clima da praia. 

Entre os principais pratos, podemos destacar lagosta ao thermidor. Essa receita consiste em experimentar uma lagosta feita com creme de leite, cenoura, cebola, conhaque e queijo,  acompanhado de arroz branco.

Caso queira experimentar outras receitas, recomendamos a moqueca de lagosta, servida ao molho de pimentão, leite de coco, tomate e cebola, acompanhada de pirão e farofa de dendê; e a salada de lagostas e camarões ao dente, no molho de mostarda e vinagrete.

Frutos do mar a la plancha

Caso queira uma comida de praia completa, que lembre perfeitamente o clima da praia, uma ótima alternativa são os frutos do mar a la plancha.

Essa receita é uma seleção de frutos do mar, peixe fresco, lagosta, polvo, camarão, mexilhão e vôngole no vinho branco e lula dorê, acompanhado de arroz de açafrão.

Todos esses ingredientes garantem uma refeição tradicional, fiel ao clima de praia que muitos procuram. 

Por conter uma grande variedade de frutos do mar, com certeza atende os mais diversos gostos, trazendo para a gastronomia o verdadeiro sabor praiano. 

Experimente as melhores comidas de praia

Portanto, agora que conhece mais sobre as melhores comidas de praia, sinta-se à vontade para experimentar todos esses pratos para saborear o melhor da gastronomia praiana. 

Gostou do artigo? Acompanhe nosso blog para mais novidades! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *