Bacalhau: conheça os melhores pratos

Bacalhau: conheça os melhores pratos

Saiba quais são os melhores pratos de bacalhau; conheça também o começo da popularização do peixe

Muitas pessoas estão acostumadas a comer bacalhau em datas especiais, poucas vezes ao ano, como na Páscoa. É importante dizer, porém, que esse prato é uma iguaria extremamente saborosa, que pode – e deve – ser consumida muito mais vezes. 

Existe uma ampla variedade de pratos à base de bacalhau, desde receitas típicas portuguesas até pequenos e leves pastéis. 

Entretanto, antes de falarmos mais sobre os melhores pratos de bacalhau, é importante conhecer mais sobre a história desse tipo de peixe, desde sua origem e popularização. 

Origem e história do bacalhau

O bacalhau é tido como um alimento que revolucionou a forma como comemos. Isso se deve ao fato de que os alimentos à época (antes do século XX) estragavam rapidamente. Afinal, não existia uma forma de conservação eficiente, contribuindo, assim, para uma comercialização limitada.   

Bacalhau: conheça os melhores pratos

Devido às limitações da época, surgiu o conhecido método de salgar e secar o bacalhau. Essa técnica não apenas garantia a perfeita conservação do alimento, como também mantinha todos os nutrientes, apurando o paladar. 

A princípio, esse processo só pôde ser possível devido ao baixo teor de gordura  e alta concentração de proteínas que o bacalhau tem. 

Por ser um alimento milenar, foram descobertos registros de fábricas para processamento do bacalhau na Islândia e na Noruega no longínquo século IX.

Os nórdicos são reconhecidos como os pioneiros na descoberta do bacalhau, espécie que era abundante nos mares da região. Como não possuíam sal, os “vikings” secavam o peixe ao ar livre, até que diminuíssem seu peso e endurecessem. A idéia era consumi-los em pedaços ao longo das viagens que faziam nos oceanos.

Definitivamente devido às características e vantagens do bacalhau, não demorou para que o interesse comercial de países como Inglaterra, Portugal, Espanha e França acabasse em conflitos. Em 1510, foi firmado um acordo contra a França por Portugal e Inglaterra. Já em 1532, o controle da pesca do bacalhau na Islândia  culminou em batalhas entre ingleses e alemães, que ficou conhecido como a “Guerra do Bacalhau“. 

Agora que conhece mais sobre a história e origem do bacalhau, vamos conhecer algumas das principais receitas e pratos

Bacalhau com natas

O bacalhau com natas está entre as opções mais saborosas e cremosas. Por ser uma receita clássica da culinária portuguesa, esse prato tornou-se uma das mais adoradas formas de servir bacalhau. 

Bacalhau: conheça os melhores pratos

A estrutura desse prato conta com lascas de bacalhau com batata e cebola, cobertas em parmesão e natas

Em muitos restaurantes, o bacalhau com natas acompanha arroz branco

Bacalhau à Lagareiro

É importante dizer, antes de mais nada, que o bacalhau à Lagareiro sem dúvida está entre os pratos mais apreciados pelos portugueses. Esse alimento é considerado uma variante do conhecido Polvo à Lagareiro.

A estrutura desse prato é composta por postas de bacalhau douradas no azeite, acompanhadas de batatas ao murro, alho, cebola, brócolis, tomate, azeitonas e arroz.

É importante dizer que o bacalhau à Lagareiro é um prato popular. Por isso é consumido na maioria das vezes em ocasiões onde amigos e familiares estão reunidos. 

Bacalhau ao forno

Por ser um prato prático, o bacalhau ao forno conquistou as pessoas pelo seu preparo relativamente fácil, e, claro, pelo seu sabor. Quanto à estrutura e ingredientes, esse prato conta com postas de bacalhau assadas no forno acompanhadas de batata, cebola, ovos, tomate, brócolis e arroz.

Bacalhau Gomes de Sá

O bacalhau Gomes de Sá conta com lascas de bacalhau amaciadas cozidas em alho, cebola e azeite acompanhado de azeitona, ovo cozido e salsa. Em muitos restaurantes , esse prato acompanha arroz branco.

Experimente os melhores pratos com bacalhau

Com tantas opções saborosas, com certeza escolher apenas um desses pratos à base de bacalhau será complicado. Saiba que poderá experimentá-los na Marettimo, restaurante especializados em frutos do mar. 

Para ler mais artigos como este, acompanhe o blog da Marettimo para mais novidades. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *