O que é considerado frutos do mar? Quais são os frutos do mar?

O que é considerado frutos do mar? Quais são os frutos do mar?

O que é considerado frutos do mar? Saiba a resposta para essa e outras perguntas neste artigo

O que é considerado frutos do mar? E quais são os frutos do mar? Essas e outras perguntas são cada vez mais comuns, principalmente porque a culinária à base de frutos do mar vem ganhando cada vez mais espaço no gosto dos brasileiros. 

É fato que os alimentos que vêm do mar estão conquistando um espaço relevante na culinária brasileira. Logo, com o sucesso surgem também inúmeras perguntas, as quais responderemos ao longo deste artigo. 

Começaremos respondendo o que é considerado frutos do mar na gastronomia. 

Afinal, o que é considerado frutos do mar?

Os frutos do mar consistem em alimentos de origem marinha (porém, existem também frutos do mar de água doce). Saiba, contudo, que nesse grupo de alimentos não se encaixa tecnicamente os peixes, ainda que muitas receitas considerem os pescados como um fruto do mar. 

“E quais são os frutos do mar?”

Via de regra, podemos definir que os seguintes seres vivos são tidos como frutos do mar: caranguejos, moluscos, camarões, lagostas, crustáceos em geral e animais que possuem conchas ou carapaças, como as ostras. 

Os frutos do mar fazem bem à saúde?

Sim, os frutos do mar são um grupo de alimentos que oferecem uma série de benefícios à saúde do ser humano. 

Basicamente, podemos afirmar que os frutos do mar são aliados dos seres humanos, especialmente porque são capazes de fortalecer o sistema imunológico, bem como reduzir o colesterol e proteger contra doenças cardiovasculares.

Não à toa, existem dietas voltadas exclusivamente ao consumo de frutos do mar e pescados, já que seus benefícios à saúde são inúmeros. Nutricionistas, inclusive, recomendam o consumo desse tipo de alimento pelo menos uma vez por semana. 

Importante: obviamente, os frutos do mar não são indicados às pessoas com qualquer tipo de alergia a esse tipo de alimento, uma vez que seu consumo pode gerar efeitos negativos no corpo. 

Por que utiliza-se o termo “frutos do mar”?

A palavra “fruto” é utilizada no português para indicar algo ou alguma coisa que provém de outra. Por exemplo, a laranja é um fruto da laranjeira. O camarão é um fruto do mar. 

Portanto, quando falamos dos frutos do mar, estamos falando dos alimentos que o mar oferece e produz.

Qual a diferença entre moluscos e crustáceos?

Os crustáceos são animais que possuem exoesqueleto e apêndices articulados. Nesse grupo de alimentos, podemos destacar as lagostas, os camarões, os siris e os caranguejos. 

Já os moluscos são animais de corpo mole, e algumas espécies inclusive contam com uma concha cuja finalidade é oferecer proteção para o corpo. Entre os principais representantes, podemos destacar as lulas, os polvos, os mariscos e as ostras. 

Por fim, essas são algumas das questões mais comuns que as pessoas têm quando se trata de frutos do mar. Esperamos tê-lo ajudado a conhecer mais sobre esse tipo de alimento. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe nosso blog para ler mais conteúdo como este. Até a próxima. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *