Receitas com Badejo: conheça alguns pratos irresistíveis

Conheça as melhores receitas para um jantar perfeito

Confira alguma das melhores receitas com badejo; saiba mais sobre as características e origem do peixe

Na gastronomia mundial, os peixes têm um papel extremamente importante, uma vez que uma grande quantidade de pessoas são adeptas do consumo do pescado em suas rotinas. Tendo isso em mente, falaremos hoje sobre um dos peixes mais bem quistos na culinária: o badejo. 

Saiba antes de mais nada que o badejo é um peixe de filés robustos e carne densa, muito semelhante a outras espécies com alto teor de gelatina, tais como a garoupa e o cherne.

No Brasil, o badejo é muito comum no litoral, de Norte a Sul do país, por isso tornou-se tão popular em nossa gastronomia. 

Afinal, chama-se abadejo ou badejo?

Conheça as melhores receitas para um jantar perfeito

A verdade é que os dois termos estão corretos. Isso porque trata-se de dois diferentes tipos de peixes. 

O badejo, como já mencionamos, é muito comum nas costas brasileiras, enquanto o abadejo é um peixe de origem internacional, conhecido como congro rosa ou congrio rosa. 

Diferentemente do badejo, o abadejo possui filés mais achatado e, via de regra, chega ao Brasil através Argentina ou Chile, devidamente embalado e congelado.

Receitas com badejo

Agora que conhece mais sobre o badejo, suas diferenças com relação ao abadejo, chegou o momento principal: conhecer alguns dos melhores pratos com badejo. 

Começaremos com uma das receitas mais populares: o badejo grelhado

Badejo grelhado 

O badejo grelhado é um dos pratos mais populares entre as receitas que utilizam esse tipo de peixe como ingrediente principal. 

Isso se deve ao fato de que trata-se de uma receita fácil de fazer e extremamente saborosa, que combina com qualquer ocasião. 

Em restaurantes, recomendamos o badejo grelhado ao molho de alcaparras, que é feito com filé de badejo grelhado com, claro, molho de alcaparras e arroz de brócolis.

Badejo à brasileira

Essa receita é bem tradicional e extremamente saborosa.

Nesse caso, consome-se o filé de badejo ao molho de tomate e camarão, acompanhado de arroz branco.

Para quem gosta de frutos do mar, esse prato é uma ótima opção, sobretudo pelo molho à base de camarão. 

Caso queira variar ainda mais, pode-se consumir o badejo assado ou filé de badejo à belle meuniere.

Onde encontrar badejo?

Por fim, caso queira experimentar o badejo e alguma das receitas citadas, a dica é encontrar um restaurante especializado em pescado e frutos do mar, como o Marettimo

Com certeza você irá saborear um prato feito com o maior cuidado, com ingredientes selecionados a dedo, de modo a tornar a experiência a mais agradável possível. 

Receitas com badejo: um peixe cada vez mais saboreado

Portanto, agora que está por dentro das principais receitas com badejo, experimente um dos pratos citados e confirme o quão saboroso são esses pratos. 

Para ler, então, mais conteúdo como este, acompanhe nosso blog para mais novidades. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *