Fatos sobre frutos do mar que você precisa conhecer

Fatos sobre frutos do mar que você precisa conhecer

Fique por dentro de alguns dos principais fatos sobre frutos do mar que provavelmente você ainda não conhece

Os frutos do mar são considerados alimentos únicos, sobretudo porque possuem sabores e receitas sofisticadas, saborosas e que combinam com qualquer ocasião. Tendo em mente o sucesso dos frutos do mar atualmente, listaremos ao longo deste artigo algumas curiosidades e fatos sobre os frutos do mar que você precisa conhecer. 

1. Frutos do mar podem ser consumidos em qualquer ocasião

Sim, os frutos do mar são alimentos que podem ser consumidos em bases diárias, em qualquer ocasião, sem quaisquer restrições. 

Fatos sobre frutos do mar que você precisa conhecer

É sempre importante realçar esse fato, principalmente porque inúmeras pessoas ainda têm a ideia de que trata-se de um grupo de alimentos mais voltados ao clima mais quente, à praia e afins. 

No entanto, os frutos do mar combinam com as mais diversas situações, como jantares românticos, almoço em família, um jantar após um longo dia de trabalho ou uma refeição à beira da praia também. 

2. Dietas à base de frutos do mar são benéficas 

A dieta à base de frutos do mar é uma alternativa para quem busca um estilo de vida mais saudável e ao mesmo tempo parcialmente vegetariano. 

Conhecida também como dieta pescetariana ou dieta mediterrânea, a dieta com frutos do mar é muito benéfica para nosso organismo. 

Para quem deseja segui-la, saiba que estes são alguns dos alimentos que compõem essa dieta:

  • Frutos do mar;
  • Grãos;
  • Frutas e vegetais;
  • Leguminosas;
  • Sementes;
  • Oleaginosas;
  • Ovos;
  • Leites e derivados (opcionais). 

O grande diferencial desse tipo de dieta é que supre a falta de proteínas, de vitamina B12, de ferro e de alguns aminoácidos, problemas estes muito comuns em dietas vegetarianas. 

Além disso, a dieta à base de peixes e frutos do mar é uma rica fonte de gorduras ômega 3, fazendo com que o corpo receba uma grande dose dessa gordura saudável ​​para diminuir a inflamação.

Por fim, saiba ainda que os nutrientes encontrados nos frutos do mar são responsáveis por ajudar a reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol, diminuir a formação de coágulos sanguíneos, regular os batimentos cardíacos, baixar os triglicerídeos e prevenir um ataque cardíaco ou derrame. 

3. Cardápio variado para todos os gostos

Quando falamos de frutos do mar, estamos falando de um cardápio variado e com inúmeras opções, desde pratos com camarão, lagosta e peixe até receitas com lulas, polvo, entre outros ingredientes. 

Existem muitas receitas saborosas e que valem a pena experimentar, como a paella, o risoto, a moqueca e muitos outros pratos extremamente deliciosos. 

Por isso, se a diversidade é um fator a ser levado em consideração, então os frutos do mar são uma escolha ótima. 

4. Restaurantes especializados ao seu dispor

Atualmente, existe uma quantidade grande de restaurantes especializados em frutos do mar. Portanto, saiba que, caso deseje um delicioso prato com frutos do mar, você não terá que ir muito longe. 

Em todas as regiões é possível encontrar ótimos estabelecimentos que servem esse tipo de comida, como a Marettimo em São Paulo, Tatuapé. 

Então, não se preocupe em achar restaurantes, pois opções existem aos montes no mercado. 

Frutos do mar: cada vez mais populares

Agora que conhece mais sobre os frutos do mar, com certeza fica mais fácil entender seu sucesso na gastronomia. 

Caso ainda tenha dúvidas, experimente um prato da sua preferência e veja quão saboroso é aproveitar o melhor da culinária de frutos do mar. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *