Paella de frutos do mar: saiba mais sobre esse prato tradicional

Paella de frutos do mar: saiba mais sobre esse prato tradicional

Conheça a origem da paella de frutos do mar assim como seus ingredientes; saiba também onde comê-la

Os frutos do mar são alimentos cada vez mais buscados no mercado, deixando de ser um tipo de comida praiana para tornar-se popular também no dia a dia das pessoas. Entre os pratos mais pedidos, a paella tem uma posição de destaque. 

A paella é um prato de origem espanhola que ganhou bastante espaço ao longo dos anos em todo o mundo, principalmente pela receita saborosa, capaz de atender perfeitamente às necessidades dos amantes de frutos do mar. 

Tendo isso em mente, ao longo deste artigo falaremos mais sobre um dos pratos de frutos do mar mais tradicionais e conhecidos da gastronomia mundial, que rapidamente ganhou o gosto do brasileiro. 

Origem da paella de frutos do mar

A paella é um prato tipicamente espanhol que surgiu na região de Valência, costa leste da Espanha. 

Assim como a feijoada brasileira, a paella teve uma origem popular, uma vez que era um alimento muito comum dos camponeses nos séculos XV e XVI.

Paella de frutos do mar: saiba mais sobre esse prato tradicional

À época, quando saíam para o trabalho rural, os camponeses levavam arroz, óleo de oliva e sal, bem como um recipiente para cozinhar: uma panela tradicionalmente redonda com alças chamada de “paella”, que deu nome ao prato, posteriormente. 

Apesar de ser um prato com ingredientes litorâneos, a paella tem como origem o campo, por esse motivo os camponeses incorporaram à receita ingredientes que encontravam em suas rotinas, principalmente carne de caça, como lebre e pato

Não demorou muito para que a paella se difundisse no território espanhol, alcançando o litoral, onde os frutos do mar começaram ser acrescentados à receita. Iguarias como camarões, lulas, vôngoles, mexilhões, lagostins e polvo tornaram-se parte da rotina alimentar dos espanhóis, que culminou na popularização em massa do prato. 

Paella de frutos do mar e sua tradição 

A paella é um prato festivo. Ou seja, trata-se de uma receita famosa e tradicional da culinária espanhola,  muito comum em ocasiões marcantes, tais como casamentos, feriados, finais de semana, aniversários e muito mais. 

Seu preparo segue um ritual típico da espanha, pouco alterado desde a sua criação.

Entretanto, como acontece com qualquer prato típico, naturalmente surgiram alterações quanto à receita, fazendo com que a paella ganhasse novas vertentes em todo o mundo, mas ainda sim mantendo uma estrutura à base de arroz e frutos do mar, claro. 

Por conta das variações, na Espanha uma receita única de paella foi definida, sendo considerada a original e tradicional, de maneira a diferenciar outros tipos de paellas que surgiram conforme o prato foi ganhando popularidade. 

Onde comer paella? 

A paella, claro, é um prato cuja base são os frutos do mar. Logo, você poderá encontrar esse tipo de prato em restaurantes especializados nesse tipo de gastronomia, como o Marettimo, referência em frutos do mar em São Paulo, Tatuapé. 

Somente restaurantes especializados são capazes de entregar um prato que respeita as origens da paella, desde a seleção dos ingredientes até a forma de preparo, usando a tradicional “paellera” (panela) para essa receita.

Paella de frutos do mar: um prato que você precisa experimentar!

Portanto, agora que conhece mais sobre a paella de frutos do mar, sua origem e ingredientes, chegou a hora de experimentar esse prato saboroso e tipicamente espanhol. 

Para ler mais artigos como este, acompanhe o blog da Marettimo.

Até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *