Frutos do mar exóticos: conheça mais sobre eles

Conheça alguns dos frutos do mar mais exóticos da culinária brasileira e mundial

Os frutos do mar são alimentos que ganharam, com o tempo, bastante espaço na culinária brasileira e mundial. Alguns animais, como camarão e siri, tornaram-se bastante populares. Logo, ao passo que alguns frutos do mar se tornaram populares, outros permanecem como iguaria. Pensando nisso, neste artigo falaremos mais sobre os frutos do mar exóticos. 

O objetivo é falar mais sobre os frutos do mar e seus benefícios, listando também alguns pratos à base desses animais exóticos. Confira!

Quais são os frutos do mar exóticos?

Existem inúmeros frutos do mar tidos como exóticos na culinária e gastronomia brasileira. Claro, devemos levar em consideração, antes de mais nada, que o conceito de exótico é relativo, uma vez que, se consumido periodicamente, muitas pessoas podem considerar um determinado alimento comum, em vez de exótico. 

Pensando nisso, listamos abaixo frutos do mar que são vistos de maneira geral como exóticos, seja pelo sabor, formato, frequência com que é comido e muitos outros fatores. 

  • Lula;
  • Polvo;
  • Lagosta;
  • Ostras.

Estes são alguns dos frutos do mar exóticos mais conhecidos e populares na gastronomia brasileira e mundial.

A seguir, listaremos frutos do mar realmente únicos, exóticos e que você provavelmente não irá encontrar com facilidade, tamanha raridade. Confira!

Frutos do mar exóticos: conheça mais sobre eles

Picoroco

O picoroco é um pequeno fruto do mar extremamente raro, que pode ser encontrado somente no Chile. Sua aparência é bastante diferente e esquisita. Apesar de ser semelhante a um molusco, é considerado um crustáceo. 

Como característica, tem carne branca e pode ser comido cru. Apesar de ser nativo o Chile, às vezes ele pode surgir na costa do Peru e da Argentina.

Navaja

A navaja (que possui esse nome por parecer uma navalha) é um molusco tido como exótico, sendo encontrado e consumido quase exclusivamente na Espanha. Esse animal tem de 7 a 15 centímetros e, via de regra, tem como característica cavar buracos verticais no fundo do mar para assim poder ficar enterrado na areia. 

A captura da navaja é complicada, pois é preciso atraí-la e capturá-la. Utiliza-se como estratégia colocar um pouco de sal na entrada do buraco, fazendo com que o animal saia. 

Na hora do consumo, o ideal é retirar uma parte preta do animal antes de comê-lo, de maneira a saborear a carne fresca ou em conserva.

Frutos do mar exóticos: conheça mais sobre eles

Kamenote 

No que se refere às características, o kamenote é um fruto do mar exótico de casca grossa, pele áspera e pontas afiadas, comumente consumido na culinária japonesa

Com gosto similar ao do caramão, esse fruto do mar costuma ser imerso em água fervente e salgada antes do consumo.Para acessar a carne é preciso partir a concha do kamenote ao meio. 

Este pequeno fruto do mar pode ser encontrado em áreas rochosas com ondas, mais especificamente na costa da região do Indo-Pacífico.

Frutos do mar exóticos para experimentar

Agora que já conhece os frutos do mar mais exóticos da culinária brasileira e mundial, não tenha receio, experimente-os, se possível, e saboreie o que há de melhor na culinária com frutos do mar.

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Marettimo para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *