Bacalhau na zona leste: conheça seus nutrientes e benefícios

bacalhau em são paulo

Trazido da Noruega para o Brasil pelos portugueses, em 1808, o bacalhau na zona leste caiu nas graças do povo brasileiro e é muito consumido, principalmente nessa época de Páscoa. Isso se deve à tradição conhecida como Quaresma, onde existe um jejum de 46 dias que antecedem o domingo de Páscoa, quando se comemora a ressurreição de Cristo. Nesse tempo, os adeptos à religião católica não podem comer carne.

Atualmente, as regras não são tão rigorosas, então algumas pessoas deixam de comer carne vermelha somente na Sexta da Paixão. 

Quais são os benefícios do bacalhau na zona leste? 

Além de muito saboroso, o bacalhau é conhecido pelos benefícios para a saúde. Sua carne possui proteínas, gorduras saudáveis e uma imensa quantidade de vitaminas e minerais, extremamente importantes para manter uma vida saudável. Além disso, ele ajuda:

Na redução de colesterol: O bacalhau na zona leste contém uma proteína conhecida como “niacina”, responsável por reduzir os níveis de colesterol ruim dentro do corpo humano. Isso é extremamente benéfico para para pessoas que podem ou têm riscos de desenvolver doenças cardiovasculares.

Rico em Ômega 3: Para pessoas que sofrem com doenças cardíacas devido diabetes e outros problemas, o Ômega 3 é um excelente nutriente que o bacalhau possui. Ele auxilia no afinamento do sangue, evitando bloqueio de artérias e no controle de pressão alta. 

Reduz estresse: Os ácidos graxos no Ômega 3 no bacalhau ajuda no suprimento de sangue no cérebro, fazendo com que seja reduzidos os níveis de estresse e até mesmo depressão. Os benefícios que o bacalhau proporcionam auxiliam nas mudanças de humor.

Além de tudo isso, o bacalhau na zona leste é extremamente saboroso e pode ser preparado de diversas maneiras. Por isso, nada melhor do que juntar a família para um belo almoço no Marettimo e saborear os melhores pratos da culinária marítima. Confira algumas de nossas especialidades. 

Bacalhau na Zona Leste: os pratos da Marettimo

bacalhau na zona leste

Bacalhau Gomes De Sá

Lascas de bacalhau amaciadas cozidas em alho, cebola e azeite acompanhado de azeitona, ovo cozido e salsa. Acompanha arroz branco e possui um sabor extremamente único.

Bacalhau Ao Vinho Do Porto

Bacalhau selado com brócolis, tomate, alho, batatas, ovos de codorna, pimentão, azeitonas pretas ao tempero mediterrâneo e vinho do porto. Acompanha arroz de açafrão e é ideal para quem procura o melhor sabor do bacalhau.

Bacalhau À Espanhola

Postas de bacalhau cozidas acompanhadas de tomate, batata, cebola, pimentões, azeitonas pretas e ovos cozidos.

E você? Conhece algum benefício que o bacalhau na zona leste pode oferecer à saúde? Mande sugestões para a gente e, se quiser ficar por dentro de dicas e recomendações, acompanhe o blog da Marettimo. Até a próxima!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *