Onde comer risoto: a história e tradição desse prato tão popular

frutos do mar no carrão

O risoto é, sem nenhuma dúvida, um dos pratos mais importantes da culinária internacional. Cremoso e úmido, o prato é sinal de sofisticação e um dos ápices da gastronomia. Nesse texto, separamos para você, a história dessa iguaria e onde comer risoto com o máximo de qualidade.

História do risoto

O risoto é um prato que mescla sofisticação e ingredientes de primeira qualidade. Porém, em sua origem, no século XI, ele não era tão popular e não tinha nada de sofisticado como o conhecemos nos dias de hoje.  

A receita baseava-se apenas na utilização de arroz, cebolas fritas, manteiga e açafrão. Esse último ingrediente foi incluído por acidente, mas deixou o prato ainda mais apetitoso.

É difícil datar, com precisão, a origem do risoto, porém, existem histórias que são contadas até hoje e que nos dão um norte sobre como esse prato foi criado. A mais popular delas se situa em 1574, onde o mestre Valério de Fiandra, responsável pelas vitrais da catedral Duomo de Milano, tentou estragar o jantar de casamento de sua filha, utilizando açafrão no prato. O que ele não sabia é que esse ingrediente caiu no gosto dos convidados e é popular até os dias de hoje.

Como o risoto chegou no Brasil?

No século XIX, junto com os imigrantes italianos, o risoto começava a aparecer em nosso país. Misturando o excelente sabor do prato, com a criatividade do povo brasileiro, o risoto ganhou novos ingredientes.

Carnes, crustáceos, pato, frango e até mesmo queijo começaram a aparecer no prato italiano. Uma curiosidade interessante é que, até os anos 80, o risoto tradicional era conhecido como “arroz de forno”.

Onde comer risoto?

Atualmente, o risoto é protagonista em diversos restaurantes no país, como na Marettimo. Com uma gastronomia única, o restaurante do Tatuapé proporciona excelentes risotos. Confira nossos pratos.

Risoto De Legumes

Um delicioso arroz refogado com brócolis, cenoura, batata, abobrinha, manteiga, queijo parmesão e vinho branco.

Risoto De Alho Poró

Arroz refogado com alho poró, manteiga, queijo parmesão e vinho branco. Para quem procura o melhor sabor do risoto, com certeza é uma excelente escolha.

Agora que você conhece mais sobre a história e sabe onde comer risoto com o mais completo sabor, venha para a Marettimo. Aqui você encontra o que há de melhor na gastronomia marítima, além de carnes, vinhos e muito mais. Para ficar por dentro de dicas e novidades, confira nosso blog e até a próxima!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *