Moqueca de peixe na zona leste: curiosidades sobre essa iguaria

moqueca de peixe na zona leste

Seja qual for o lugar do Brasil, qualquer pessoa já ouviu falar sobre o tradicional prato da culinária brasileiro: a moqueca. O prato, que contém diversas variações e modos de preparo, está muito presente na nossa cultura e, em 2013, foi considerado pelo Ministério do Turismo, o prato indispensável para turistas que vêm para o país. 

Porém, qual é a origem desse prato tão popular, capaz até de desbancar a feijoada como um dos principais trunfos da culinária brasileira? A Marettimo trouxe para você, uma pequena introdução a moqueca de peixe na zona leste.

Quando surgiu

A origem da moqueca de peixe é um debate até os dias de hoje. Enquanto os baianos defendem que a receita original, composta por azeite de dendê e com leite de coco veio da Bahia, os capixabas possuem a sua própria história, ressaltando que a moqueca é um prato tradicional do Espírito Santo. 

Independente desse debate, é inegável que o sabor da moqueca de peixe é algo inigualável e que certamente é um prato único na culinária brasileira. Prato que, de certa forma, é um presente dos índios para a nossa população, pois vem desde essa época, onde o peixe era assado envolto em folhas, anteriormente conhecido como pokeka.

Na Bahia, onde a sua popularidade é maior, foram acrescentados temperos africanos como os já citados leite de coco e azeite de dendê, além dos pescados badejo, robalo, dourado e cação. 

Já no Espírito Santo, a moqueca de peixe é um prato mais leve. Feito com tomate, óleo de urucum e peixes como filhote, camarão, jambu e tucupi. É perceptível traços mais lusitanos na composição do estilo capixaba. 

moqueca de peixe na zona leste

Seja qual for a sua origem, uma coisa é unanimidade: a panela para o preparo da moqueca de peixe na zona leste tem que ser na panela de cerâmica. Ela é responsável por reter o calor, mantendo o caldo com a qualidade desejável. Além disso, a produção dessa panela segue o estilo indígena até os dias de hoje, sendo modeladas à mão, recebendo uma pintura de casca de mangue vermelho. 

Onde encontrar moqueca de peixe na zona leste

Agora que você sabe mais sobre esse prato tão popular em nosso país, que tal saboreá-lo em lugar único, com uma ambientação sem igual e com pratos de excelente qualidade? Saiba que aqui na Marettimo, você encontra uma grande variedade quando o assunto é moqueca de peixe na zona leste. 

Confira alguns de nossos pratos:

Moqueca De Camarão

Moqueca de camarão na panela de barro, ao molho de pimentão, leite de coco, tomate e cebola. Acompanha pirão e farofa de dendê.

Moqueca Mista

Moqueca com camarão, peixe, lula e mexilhões, ao molho de pimentão, leite de coco, tomate e cebola. Acompanha pirão e farofa de dendê.

Moqueca De Peixe

Moqueca de peixe na panela de barro, ao molho de pimentão, leite de coco, tomate e cebola. Acompanha pirão e farofa de dendê.

Se quer ficar por dentro de novidades, dicas e até mesmo histórias sobre a culinária marítima, confira nosso blog. Aqui você ficará totalmente informado e por dentro de tudo. Até a próxima!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *