Moqueca de peixe: conheça a história desse prato único

moqueca de peixe

Não importa em qual parte do Brasil seja, qualquer pessoa já ouviu falar sobre o tradicional prato da culinária brasileiro: a moqueca. O prato, que contém diversas variações e modos de preparo, está muito presente na nossa cultura e, em 2013, foi considerado pelo Ministério do Turismo, o prato indispensável para turistas que vêm para o país.

Porém, qual é a origem desse prato tão popular, capaz até de desbancar a feijoada como um dos principais trunfos da culinária brasileira? A Marettimo trouxe para você, uma pequena introdução a moqueca de peixe.

Origem

A origem da moqueca de peixe é um debate até os dias de hoje. Enquanto os baianos juram que a receita original, composta por azeite de dendê e com leite de coco é oriunda da Bahia, os capixabas ignoram por completo essa história, ressaltando que a moqueca é um prato tradicional do Espírito Santo.
Independente desse debate, é inegável que o sabor da moqueca de peixe é algo inigualável e que certamente é um prato único em nossa culinária. Prato que, de certa forma, é um presente dos índios para a nossa população. Isso pois vem desde essa época, onde o peixe era assado envolto em folhas, anteriormente conhecido como pokeka.

Na Bahia, onde a sua popularidade é maior, foram acrescentados temperos africanos como os já citados leite de coco e azeite de dendê. Isso além dos pescados badejo, robalo, dourado e cação.

Já no Espírito Santo, a moqueca de peixe é um prato mais leve. Feito com tomate, óleo de urucum e peixes como filhote, camarão, jambu e tucupi. É perceptível traços mais lusitanos na composição do estilo capixaba.

Seja qual for a sua origem, uma coisa é unanimidade: a panela para o preparo da moqueca de peixe tem que ser na panela de cerâmica. Ela é responsável por reter o calor, mantendo o caldo com a qualidade desejável. Além disso, a produção dessa panela segue o estilo indígena até os dias de hoje. Sendo modeladas à mão, as panelas recebem uma pintura de casca de mangue vermelho.

Agora que você sabe mais sobre esse prato tão popular em nosso país, que tal saboreá-lo em lugar único, com uma ambientação sem igual e com pratos de excelente qualidade? Saiba que aqui na Marettimo, você encontra uma grande variedade quando o assunto é moqueca de peixe.

Confira alguns de nossos pratos:

Moqueca De Camarão

Moqueca de camarão na panela de barro, ao molho de pimentão, leite de coco, tomate e cebola. Acompanha pirão e farofa de dendê.

Moqueca De Peixe

Moqueca de peixe na panela de barro, ao molho de pimentão, leite de coco, tomate e cebola. Acompanha pirão e farofa de dendê.

Moqueca Mista

Moqueca com camarão, peixe, lula e mexilhões, ao molho de pimentão, leite de coco, tomate e cebola. Acompanha pirão e farofa de dendê.

Se quer ficar por dentro de novidades, dicas e até mesmo histórias sobre a culinária marítima, confira nosso blog. Aqui você ficará totalmente informado e por dentro de tudo. Até a próxima!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *