Arroz de fruto do mar: entenda como surgiu esse prato

Arroz de fruto do mar: entenda como surgiu esse prato

O arroz de fruto do mar está entre os pratos mais pedidos no Brasil, principalmente entre os amantes de alimentos que remetem aos ambientes praianos. Esse tipo de prato, por ser fácil de fazer e leve, é muito requisitado aos finais de semana, mas combina também perfeitamente com a rotina do dia a dia. 

A origem do arroz de fruto do mar é brasileira, contudo, seria um erro não relacionar esse prato com a famosa paella espanhola. 

Por isso, antes de falarmos propriamente do arroz de fruto do mar, é essencial conversarmos sobre o prato que deu origem: a paella espanhola. 

Arroz de fruto do mar e paella: descubra qual a relação

A paella é um prato espanhol à base de arroz, típico da gastronomia de Valência. Em Portugal, usa-se o nome arroz à valenciana, enquanto no Brasil paella valenciana. 

Esse prato é extremamente popular em toda a Espanha, com muitas variações quanto ao seu preparo e ingredientes, dependendo da região onde é feito. 

Podemos dizer que a paella espanhola é um guisado de arroz, carne e verduras preparado numa paella (frigideira grande) sobre o fogo. 

Esse prato tem origem de marjal da Albufeira de Valência, na comarca natural da Ribeira do Júcar, a sul da cidade de Valência. 

Arroz de fruto do mar: entenda como surgiu esse prato

Por ser um prato leve e popular, é consumido em muitas ocasiões, especialmente quando os amigos e familiares estão reunidos; aos sábados e/ou domingos, em feriados tradicionais, entre outras datas especiais. A paella é, portanto, considerado o prato típico do País Valenciano. 

A internacionalização dessa comida típica da Espanha levou à criação de pratos bastante diferentes do original valenciano. Por esse motivo, visando evitar confusões, cozinheiros de Valência e algumas associações de restaurantes disseram que é importante oficializar uma única receita, de modo que os pratos com variações tivessem um nome diferente, que não paella valenciana.

Agora que sabemos mais sobre a paella e sua origem, chegou o momento de entender mais sua relação com o arroz de frutos do mar. 

Conheça a origem do arroz de fruto do mar

Como dissemos, a paella é um prato que varia muito quanto aos seus ingredientes e modo de preparo, sofrendo, assim, diversas modificações, inclusive em seu país de origem. 

Quando esse prato chegou ao Brasil não poderia ser diferente. Algumas mudanças foram feitas e chegamos ao arroz de frutos do mar, um prato brasileiro, mas com origem relacionada à paella espanhola

Feito com arroz cozido com molho de tomate, caldo de peixe e vinho branco, que leva polvo, lula, camarão e mexilhão, o arroz de frutos do mar rapidamente caiu no gosto do brasileiro. Não à toa, é considerado popularmente como uma paella, mas um pouco mais simplificada. 

Experimente o arroz de fruto do mar!

Agora que conhece mais sobre o arroz de fruto do mar e sua ligação com a tradicional paella espanhola, experimente esses dois pratos no Marettimo, restaurante especializado em pratos de frutos do mar. 

Bônus: recomendações da casa

Caso queira conhecer mais pratos à base de arroz, o Marettimo recomenda em seu cardápio o risoto de legumes, arroz de pato, arroz de polvo e risoto de funghi e camarão. 

Para mais conteúdo como esse, fique ligado no blog da Marettimo. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *