Arroz e risoto: receitas para experimentar o quanto antes

Arroz e risoto: receitas para experimentar o quanto antes

Confira alguns dos pratos mais pedidos de arroz e risoto

O arroz é um ingrediente que faz muito sucesso na vida de nós brasileiros. Justamente por conta disso, pratos como o risoto se tornaram extremamente populares e requisitados em restaurantes, principalmente porque tem como principal ingrediente o arroz.  Pensando nisso, na dica de hoje listaremos as melhores receitas de risoto/arroz para você experimentar o quanto antes. 

Contudo, antes de nos aprofundarmos mais sobre as receitas, é essencial conhecer um pouco mais sobre a origem e popularidade do risoto. 

Origem do risoto

O risoto é um prato de origem italiana, típico da região norte da Itália, mais especificamente da Lombardia. 

risoto

Tenha em mente que o risoto, que significa literalmente arrozinho, é uma receita à base, claro, de arroz, mas que leve uma série de outros ingredientes, tais como temperos (cebolas e manteiga, por exemplo) carne, legumes ou até mesmo frutos do mar. 

A receita fez tanto sucesso em terras italianas que facilmente ganhou espaço na culinária mundial, chegando inclusive ao Brasil, onde é apreciada por todos os tipos e perfis de pessoas, com ascendência italiana ou não. 

Não demorou para que que a popularização do risoto começasse a culminar em uma ampla variedade de receitas, as quais abordaremos a seguir. 

Melhores receitas de arroz e risoto para experimentar 

Confira agora algumas das melhores receitas de arroz e risoto para experimentar e pedir em restaurantes.Confira 

Risoto de legumes

O risoto de legumes é uma receita excelente para quem deseja experimentar um saboroso prato, que alia o sabor do arroz com a leveza e refrescância dos legumes. 

Via de regra, essa receita é servida com arroz refogado com brócolis, cenoura, batata, abobrinha, manteiga, queijo parmesão e vinho branco.

Arroz de frutos do mar

Essa receita à base de arroz é tida como ideal para quem é fã tanto do risoto tradicional como dos frutos do mar. 

O prato é comumente servido com arroz cozido com molho de tomate, caldo de peixe e vinho branco, que leva polvo, lula, camarão e mexilhão.

Arroz de pato

O pato é um carne saborosa que combina perfeitamente com um prato à base de arroz.

Nesta receita, a arroz de pato desfiado é servido ao vinho branco e parmesão, ideal para as mais diversas ocasiões. 

Arroz de polvo

Essa receita é uma excelente pedida para quem adora experimentar sempre que possível o sabor do polvo, um dos moluscos e frutos do mar mais deliciosos, conhecido por ser uma iguaria altamente requisitada. 

Esta receita é servida com arroz de polvo ao vinho tinto.

Risoto de funghi e camarão

Este tradicional risoto é servido com arroz refogado com funghi e camarões grelhados, que misturam o sabor do prato italiano com a paixão pelo o que há de mais gostoso no frutos do mar, neste caso, os camarões. 

Arroz e risoto: um prato que você deve experimentar 

Agora que conhece mais sobre as melhores receitas de risoto e arroz, sinta-se à vontade para experimentá-las na Marettimo. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe nosso blog para mais novidades.  Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *