Receitas com camarão: conheça os pratos mais populares

Conheça as mais populares receitas com camarão; saiba a importância desse crustáceo para a culinário internacional

Quando falamos em frutos do mar e crustáceos, é difícil não pensar no camarão, um dos ingredientes mais populares e saborosos da culinária mundial. Devido ao seu sabor, esse pequeno crustáceo tomou conta das cozinhas residenciais, de restaurantes, bistrôs e quiosques praianos, sobretudo pela sua praticidade quanto ao preparado. Atualmente, existem inúmeras receitas com camarão, tornando cada vez mais difícil escolher apenas uma. 

Por esse motivo, pensando em ajudá-los, listamos alguns dos pratos mais conhecidos à base de camarão. Contudo, falaremos antes de mais nada um pouco mais sobre a importância do camarão na gastronomia mundial. 

Importância do camarão na culinária mundial

Popular em países como Japão, França, Espanha e, claro, Brasil, o camarão sem dúvida está entre os ingredientes mais populares em todo o mundo. Por conta da praticidade e versatilidade relacionada ao preparo, o camarão está presente tanto em receitas simples como em pratos mais complexos e elaborados. 

A indústria do camarão é extremamente importante nas Américas, assim como em países asiáticos. A coleta desse crustáceo é feita em barcos capazes de coletar camarões dos mais diversos tipos. Uma vez coletados, os camarões são vendidos a restaurantes e supermercados.

Por conta da  popularização e fama na culinária nacional e internacional, o comércio do camarão movimenta milhões em todo o mundo. Hoje em dia, inclusive, é possível encontrar criadores profissionais desses crustáceos, de forma a atender a demanda cada vez mais crescente. 

No Brasil, o camarão tornou-se um ingrediente que originou receitas muito famosas, como o bobó de camarão e a moqueca de camarão

Cuidados com o preparado do camarão

O camarão não é uma espécie de crustáceo única. Existem diferentes tipos de camarão, em tamanhos e formatos distintos. Engana-se, porém, quem pensa que as diferenças ficam restritas às medidas do crustáceo. 

Os camarões têm gostos diferentes, que variam conforme cada prato e modo de preparo. Muitos chef’s de cozinha, por exemplo, afirmam que os camarões menores possuem um sabor mais intenso que os maiores. 

Não à toa, muitos profissionais contam com algumas regras quanto ao preparo, como o uso de camarões pequenos para caldos, risotos e massas. Essa escolha está ligada à receita, já que quando é preciso destacar mais o sabor, os crustáceos menores oferecem resultados mais saborosos. 

Já os camarões maiores devem ser preferencialmente usados quando servidos sozinhos ou em alguns modos de preparo, como ao assá-los, por exemplo.

Principais receitas com camarão

Agora que conhece mais sobre a importância do camarão na culinária mundial, chegou o momento mais saboroso deste artigo: conhecer as melhores receitas com camarão. Confira algumas das melhores opções!

Camarão à Parmegiana

Definitivamente essa receita com camarão é conhecida por ser muito saborosa. Além disso, combina com praticamente qualquer refeição, seja como um jantar ou um almoço em família. 

Receitas com camarão: conheça os pratos mais populares

Basicamente, esse prato é feito com camarões empanados cobertos de queijo e molho de tomate, acompanhados de arroz e fritas

Camarão na champagne com arroz de maçã

Caso busque por um prato mais sofisticado, sem dúvida essa receita vale a refeição. 

Essa receita é feita com camarão ao molho à base de alho, cebola, creme de leite, caldo de peixe e champagne. O acompanhamento com arroz de maçã dá toque final a essa receita que tem se tornado cada vez mais popular. 

Receitas tradicionais de camarão

  • Bobó de camarão;
  • Moqueca de camarão;
  • Macarrão com camarão;
  • Estrogonofe de camarão;
  • Camarão frito empanado.

Recomendação da casa: camarão à Marettimo

A Marettimo conta com uma receita especial de camarão. Este prato é composto por camarão ao molho de creme de leite e curry, acompanhado de arroz de amêndoas. 

A junção desses ingredientes torna a refeição mais saborosa, leve e, claro, sofisticada na medida certa. 

Para ler mais conteúdo como este, fique atento ao blog da Marettimo. Nos vemos no próximo artigo! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *