Por que comer polvo? Conheça os melhores motivos para comê-lo

Por que comer polvo?

Saiba por que comer polvo é tão importante e benéfico para nossa saúde

Atualmente, o consumo de frutos do mar cresceu bastante, à medida que esse tipo de alimento foi se tornando mais comum e acessível. Entre os animais que mais refletem a culinária de frutos do mar, o polvo se destaca como um alimento saboroso e requintado. 

Apesar do sucesso, muitas pessoas ainda se perguntam “por que comer polvo?”. Não existe apenas uma resposta para essa pergunta, por esse motivo ao longo deste artigo falaremos mais sobre esse tipo de alimento, abordando quais os benefícios que oferece, suas características e quais pratos você deve experimentar. 

Benefícios polvo

O polvo vai muito além do seu sabor, conforme é um alimento com alto valor biológico (Diz respeito à percentagem de um nutriente, nomeadamente as proteínas, que é aproveitada pelo organismo depois de ser absorvido e metabolizado) e oferece inúmeras vantagens à nossa saúde. 

Por que comer polvo? Conheça os melhores motivos para comê-lo

Tenha em mente que, assim como outros frutos do mar, o polvo é um animal rico em ômega 3. Trata-se de uma “gordura do bem” que possui uma potente ação anti-inflamatória, sendo capaz também de auxiliar no controle dos níveis de colesterol e glicemia. 

Além disso, o ômega 3 é responsável por prevenir doenças cardiovasculares e cerebrais (hipertensão, derrames e até infartos), melhorando tanto a memória quanto a disposição.

Saiba ainda que o polvo é um alimento leve. Isto é, não é tão calórico, favorecendo, assim, uma dieta mais saudável. Por ser uma carne magra, portanto, tem poucas gorduras, ajudando a diminuir os níveis de colesterol ruim e os níveis de triglicerídeos no organismo.

É importante ressaltar ainda que o polvo é um alimento rico em aminoácidos, cuja função para o corpo é regenerar as células e os músculos, tornando-se uma refeição interessante para quem pratica esportes e atividades físicas em bases regulares.

Em suma, o polvo conta com diferentes tipos de nutrientes como potássio, magnésio, fósforo e ainda vitaminas A, C e do complexo B. 

Receitas com polvo

Agora que está familiarizado com os benefícios, vamos conhecer juntos algumas receitas à base de polvo que você precisa experimentar para, assim, saborear o que há de melhor na gastronomia com frutos do mar.

Tigelinha de polvo

Esse prato é servido como entrada ou petisco e leva, claro, polvo, batata e tomate refogado na manteiga e limão.

Polvo Marettimo

Este prato exclusivo do restaurante Marettimo é servido com tentáculos de polvo no azeite acompanhado de batatas, tomate, brócolis e arroz.

Arroz de polvo

Este prato é a união perfeita entre o que há de melhor quando se fala em fruto do mar (polvo) e o popular e sempre saboroso arroz. 

Nesta receita, o arroz é servido com polvo ao vinho tinto, tornando-se um prato perfeito para as mais diversas ocasiões. 

Espaguete ao frutos do mar

Apesar de não ser um prato que tem o polvo como ingrediente principal, o espaguete com camarão, mexilhões, lula e polvo é uma ótima escolha para quem gosta de vários tipos de frutos do mar. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *