Principais benefícios de comer frutos do mar

Principais benefícios de comer frutos do mar

Você sabia que os frutos do mar são uma fonte riquíssima de proteínas, vitaminas do complexo B e minerais? Além de ser uma gastronomia rica em sabor, os frutos do mar são extremamente benéficos para a saúde e nesse texto iremos exemplificar e explicar quais são eles! 

Variedades de frutos do mar

Existem diversos frutos do mar, são alimentos saudáveis e com um sabor inigualável, dentre todos os tipos, separamos alguns para que você conheça os benefícios desse alimento para a saúde: 

  • Peixes

Os peixes são alimentos extremamente nutritivos e são cheios de cálcio, iodo, proteínas e fósforo, além disso, apresentam o triplo de vezes mais nutrientes que outras carnes.

  • O salmão, por exemplo, é um peixe rico em ômega 3 e vitamina D que por sua vez, são conhecidos por apresentarem benefícios para a saúde do cérebro e ossos; 
  • O atum também é rico em ômega 3 e é um peixe muito conhecido pelos benefícios que traz para a saúde dos olhos;
  • Camarão

O camarão auxilia no combate da artrite e artrose, por ser rico em glicosamina, esse alimento age em prol da redução do processo de deterioração das articulações.

Além disso, o camarão também é fonte de vitaminas do complexo D, B e E que atuam na prevenção de problemas neurológicos e metabolismo;

  • Polvo

O polvo é um alimento rico em ômega 3, vitaminas do complexo A, C e B, propicia o aumento do colesterol bom, fósforo, cálcio e potássio;

  • Lula

A lula é uma fonte de proteína, cálcio, vitamina B12 e vitamina C. Auxilia na produção de enzimas, hormônios e é ótimo para os músculos;

  • Ostras

As ostras são alimentos ricos em zinco, fósforo e potássio, fonte de vitamina B12 e cálcio. Além de contribuírem para uma pele e cabelos mais saudáveis, são ótimas para auxiliar a saúde vascular;

  • Lagosta

A lagosta é uma fonte de proteína rica em ômega 3 e vitaminas do complexo B. Esse alimento auxilia a manter uma boa imunidade, são benéficas para o sistema nervoso e muscular. 

Benefícios de comer frutos do mar

Saiba mais sobre:

Harmonização com vinhos

A harmonização consiste em fazer com que haja um equilíbrio perfeito entre o vinho e o prato para que todos os sabores sejam aproveitados em uma degustação.

Mas quais são os vinhos ideais para harmonizar com cada tipo de fruto do mar?

Listamos a seguir para que você conheça e explore esse universo de sabores!

  • Vinho branco:

Quando pensamos em peixes delicados como a tilápia e o linguado, por exemplo, o vinho branco leve é sempre a melhor opção.

Sua suavidade e leveza irão harmonizar de forma perfeita com o peixe e isso tornará a sua degustação muito mais rica e saborosa. Alguns exemplos de vinhos brancos suaves são: Pinot Grigio, Pinot Blanc e Sauvignon Blanc. 

Já para peixes de carne escura como o salmão e o atum, cujo sabor é mais forte, é recomendado que a harmonização seja feita com vinhos brancos mais encorpados, tal como o Chardonnay. 

  • Vinho tinto

Sim, você leu certo! O vinho tinto é uma ótima opção quando o peixe ou fruto do mar têm característica mais forte e complexa. Tanto peixes de carne escura quanto o bacalhau são ótimos para a harmonização com vinhos tintos, tais como: Pinot Noir, Valpolicella e Gamay. 

Não deixe de conferir o nosso blog e conhecer mais sobre o mundo dos frutos do mar! Aqui você encontrará dicas, novidades e tudo sobre a gastronomia marítima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *